Actividades de Outras Entidades Culturais

Novembro de 2015

XXIV Colóquio de História Militar: Nos 600 anos da conquista de Ceuta. Portugal e a criação do Primeiro Sistema Mundial

Veja o cartaz aqui



Junho de 2015


O Instituto Bartolomeu de Gusmão informa que já estão abertas as inscrições no site da Imprensa Nacional e Casa da Moeda para subscrever a Colecção de medalhas "10 décadas da Força Aérea"

Consulte aqui 

O Núcleo Impulsionador das Conferências da Cooperativa Militar (NICCM), em colaboração com a Ordem dos Engenheiros, a Associação 25 de Abril, a Plataforma de Associações da Sociedade Civil (PASC), a Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação Francisco Manuel dos Santos, irá realizar no próximo dia 16 de Junho, na Fundação Calouste Gulbenkian, a segunda sessão de apresentação do projeto de investigação e ação "Portugal no 1.º Quartel do Século XXI - Estratégias Rumo ao Futuro".

Veja a programação aqui.



No próximo dia 12, 6.ª feira, na Feira do Livro, pavilhão de Âncora Editora (lado esquerdo de quem sobe), a partir das 16h00, haverá sessão de autógrafos com autores do «Programa Fim do Império», nomeadamente: 

Carlos Acabado, Daniel Gouveia, Albano Mendes de Matos, Castro de Figueiredo, M. Vieira Pinto, F. Henriques da Silva e M. Barão da Cunha.


Maio de 2015


Exposição temporária de pinturas dedicadas a Fernando Pessoa, de Laura Cesana, de 1 a 31 de Maio, na Livraria Leya Barata.

Veja aqui o site.



Seminário Internacional "Pensamento, Língua & Literatura: Efeitos de Encontro", 29 de Setembro, pelas 14h30m.


Veja aqui o programa.



Candidaturas para a edição de 2015 do Prémio "Almirante Sarmento Rodrigues", instituído pela Academia da Marinha, estão abertas até 30 de Setembro de 2015.

Este prémio tem por objectivo impulsionar e dinamizar a pesquisa, a investigação e o estudo da história das actividades marítimas dos Portugueses. Podem candidatar-se a este prémio os cidadãos nacionais ou estrangeiros com trabalhos originais nos domínios referidos, publicados no ano a que se refere o concurso ou no ano anterior.